Friday, December 30, 2005

Fes, a cidade imperial

Apos uma tarde de viagem de carros por 70 km de montanha e estrada boa, mais 100 km de estrada ma' mas a direito ... chegamos a Fes ao fim do dia. A entrada na cidade fez-se com alguma ansiedade, pois iamos preparados para persiguicoes de jovens de mota a insistirem para serem nossos guias. Mas nao. Aconteceu apenas umas poucas vezes. Percorremos parte da cidade, circundando a imensa Medina e subimos a colina ate ao Hotel Les Merenides pois concluimos ser uma boa estrategia para encontrarmos um hotel mais barato atraves do recepcionista (que se revelou super simpatico, inclusive, telefonou para alguns hoteis para saber se haveria quarto para nos e quanto seria o preco)... La fomos ate ao Hotel Savoy, provavelmente o mais barato da viagem (124 dirhams pelos 4, ou seja perto de 32 dirhams ou 3 euros por pessoa).

Ficamos todos no mesmo quarto .. e o quarto era, bom, modesto e nao muito limpo. Foi quase uma partida que as meninas decidiram fazer ao Andre, que manteve uma postura discreta apesar do choque interior de constatar que ia dormir naquela porcaria de sitio! Era so por uma noite, amanha logo se ve.

Na manha seguinte encontramo-nos com o Ali, o nosso guia para esse dia (com quem nao criamos empatia o dia inteiro) .... era o dia de anos do Andre!! Decidimos ir para um hotel melhor ali perto ... onde pagamos cerca de 28 euros por quarto!

O Palacio Imperial em Fes

Os Fab Quatro

Ouro

Quente e Frio Marroquino

Manha em Fes

Concentrado de Marrocos

A visita as Olarias

Os fornos onde a arte coze ...

A MINHA FAVORITA DE FES:

Combustivel de restos de azeitona

Padroes marroquinos

A arte da montagem

Peles a curtir ao sol

Taxis em Marrocos

Entrada na Medina de Fes

Becos na Medina

As tinturarias ... antes de entrarmos, deram-nos ramos de menta para suportarmos o cheiro que vinha das tinturarias.

O meu lado Archer

Reflexos

Eu com o guia Ali

Entramos numa loja de Antiguidades, com diversos objectos fenomenais, daqueles que parecem conter pedacos de Historia. Esta porta de uma casa Berbere foi comprada a uma familia e agora vende-se assim, mas parece uma parte de um puzzle que nao faz sentido, mas nao deixa de ser enigmatica.

Com este aparato temos de ir para o deserto!

Depois de andarmos a gastar dinheiro pela Medina, queriamos um almoco mais economico. A Erin lembrou-se de dizer que queria almocar por 20 dirhams (algo que ainda nao tinhamos feito desde a chegada a Marrocos, nem com almocos de sandes de atum) ... e o guia levou-nos a este restaurante cheio de fumo cuja ventilacao deixava muito por desejar como se ve na foto. Outra coisa que nao se ve na foto foi a Su e o Andre que esperaram la fora pois la dentro era impossivel de estar por mais de 5 minutos sem que os olhos comecassem a chorar!

Ya ... eles na Medina vendem mesmo de tudo.

Fonte de Agua junto a mesquita

Artesanato e mais artesanato ... conselho: se forem ate Marrocos comprem Tagines em Fes pois sao melhores mas o resto esperem por Azrou pois e' tudo muito mais barato.

Loja de essencias e especiarias

Mesquita, da entrada, pois nao podia entrar.

O tradicional e o moderno

Frutos secos

Loja de tapetes onde regateando comprei um tapete por menos de metade do preco. Nesta loja falamos com o dono que era muito zen e simpatico. Levou-nos ao terraco da sua loja onde pudemos disfrutar o por-do-sol e a chamada dos muculmanos para rezar.

Ruinas de Fes que ficaram por visitar